6ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental marca estreia da Águas de Timon na premiação

A Águas de Timon participa, pela primeira vez, da 6ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental, iniciativa consolidada que reconhece reportagens dedicadas a ampliar o debate sobre saneamento básico. A entrada da concessionária na premiação reforça o momento de transformação vivido pela cidade e abre espaço para que jornalistas de todo o país explorem novas histórias, dados e perspectivas sobre os avanços locais. 


Logo na estreia de Timon, profissionais da imprensa poderão concorrer ao Grande Prêmio Águas de Timon de Jornalismo Ambiental, que reconhecerá o melhor conteúdo produzido sobre o município, com premiação de R$ 8 mil. As categorias contempladas são: Jornalismo Impresso, Rádio/Áudio, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Mídias Digitais. Estudantes de Comunicação participaram pela categoria Mídias Digitais. Todos os trabalhos inscritos também concorrem ao Grande Prêmio Águas de Teresina. 


Realizado em parceria com a Águas de Teresina, o prêmio convida profissionais da imprensa e estudantes de Comunicação a inscreverem conteúdos que respondam ao tema “O Saneamento Salva. Como?”, reunindo abordagens que mostrem de forma qualificada os impactos sociais, ambientais e urbanos decorrentes da ampliação dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário em Teresina e Timon. 


A estreia de Timon na premiação acompanha uma década de importantes conquistas para o município, que alcançou a universalização da água tratada e ampliou a cobertura de esgoto de 0% para 51%, com mais de 294 km de rede instalada. Esses avanços consolidam um cenário fértil para reportagens que conectem saneamento a saúde pública, desenvolvimento urbano, valorização dos bairros e qualidade de vida. 


Para Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina e Águas de Timon, a ampliação do prêmio reflete o compromisso das concessionárias em aproximar o tema das conversas cotidianas da sociedade. 

 “O jornalismo ajuda a traduzir, para a população, o que números e obras significam no dia a dia. Os avanços de Teresina e Timon mostram que saneamento é saúde, inclusão e desenvolvimento, e queremos incentivar reportagens que revelem essas mudanças de forma clara e responsável.” 



A gerente de Operações da Águas de Timon, Sheeron Bezerra, destaca que a presença de Timon na premiação reforça a relevância do trabalho realizado no município e amplia a visibilidade de temas essenciais ao cotidiano da população. 

 “O avanço do saneamento em Timon é resultado de muito planejamento e dedicação das equipes. A entrada no prêmio abre uma oportunidade importante para que a imprensa mostre, com profundidade, como essas melhorias chegam às casas, às ruas e à rotina das pessoas. É um convite para que mais histórias sobre a cidade sejam contadas.” 


*Inscrições e categorias* 


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site 

 www.premiodejornalismoaguas.com.br, até 28 de fevereiro de 2026. 


*Podem participar:* 


Profissionais da imprensa que produziram conteúdos sobre Teresina ou Timon entre 1º de janeiro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026; 


Estudantes de Comunicação Social/Jornalismo (na categoria Mídias Digitais). 


*Por que participar* 


A 6ª edição marca não apenas a continuidade de uma iniciativa consolidada, mas também a ampliação do escopo do prêmio com a inclusão de Timon , cidade que vive hoje um dos processos mais acelerados de expansão de saneamento do Nordeste. Para jornalistas, isso significa novas histórias, novos personagens e novos indicadores que dialogam diretamente com temas de interesse público: saúde, meio ambiente, crescimento urbano, inovação e qualidade de vida. 


Ao estimular a produção de conteúdos qualificados, a Águas de Teresina e a Águas de Timon reforçam seu compromisso com a transparência, com o acesso à informação e com o fortalecimento do jornalismo como instrumento essencial para a cidadania. 


Regulamento completo e inscrições: www.premiodejornalismoaguas.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Nova lei garante dignidade aos consumidores de Timon: corte de água e energia só após possibilidade de pagamento imediato

Professor Eliésio Campelo Lima é o novo Gestor da URE de Timon

Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde