Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde
De acordo com o relato do médico, há pelo menos 26 casos de Covid no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e 13 no Hospital da Polícia Militar (HPM). Ele afirma que essa informação estaria sendo omitida das divulgações oficiais e que a situação só deve ser tratada com mais transparência após o Carnaval.
Além disso, Dr. Tuá alerta para um suposto aumento no número de óbitos de recém-nascidos devido à Covid-19, afirmando que já morreram mais bebês neste período do que durante a fase mais crítica da pandemia. O médico também critica a estratégia de vacinação do governo federal, alegando que as doses estariam sendo disponibilizadas apenas para recém-nascidos e que a vacina na rede privada estaria custando R$ 1.600.
ORIENTAÇÃO SOBRE USO DE MÁSCARAS
No áudio, Dr. Tua reforça a necessidade de voltar a usar máscaras em ambientes hospitalares e locais com grande circulação de pessoas. Ele relata que, ao visitar o HGV recentemente, optou por permanecer no ambulatório e evitar outras áreas do hospital, por receio do contágio.
Diante das declarações, profissionais da saúde e a população passaram a questionar a real situação dos casos de Covid-19 em Teresina e se há, de fato, uma nova onda sendo subnotificada.
AUTORIDADES AINDA NÃO SE PRONUNCIARAM
Até o momento, as secretarias de saúde municipal e estadual não emitiram nota oficial sobre as alegações feitas no áudio. No entanto, especialistas recomendam que a população continue atenta às medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados e a atualização da vacinação contra a Covid-19.
A reportagem segue acompanhando o caso e buscará esclarecimentos junto às autoridades competentes para trazer mais informações aos leitores.