PRF recupera em Timon duas motocicletas furtadas em Teresina


 Na manhã deste domingo (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou duas motocicletas que haviam sido furtadas em Teresina, no Piauí, no ano de 2020. As apreensões aconteceram durante ronda ostensiva no km 595 da BR-316, no povoado Campo Grande, em Timon, no Maranhão.


Na primeira ocorrência, os policiais avistaram uma motocicleta transitando com placas de identificação em desacordo com a legislação vigente, e deram ordem de parada ao condutor. Após a checagem dos sinais identificadores, descobriram que o veículo havia sido furtado no natal de 2020. O condutor, que não tinha habilitação, foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Timon (MA), pelos crimes, a princípio, de receptação e adulteração de sinal de veículo automotor.


Pouco tempo depois, a mesma equipe abordou outra motocicleta com adulteração dos sinais identificadores. Após análise, foi confirmado que o veículo também havia sido furtado em Teresina, em novembro de 2020. O condutor, de 36 anos, relatou ter adquirido a motocicleta em uma troca por outra, recebendo ainda R$ 800 no negócio. Assim como no primeiro caso, ele também não possuía habilitação e foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Timon (MA) para procedimentos cabíveis.


Conduzir veículo com sinais identificadores adulterados configura crime previsto no artigo 311, do Código Penal. A redação atual do artigo, modificada pela Lei nº 14.562/2023, ampliou o alcance da infração e endureceu a punição: agora, não só quem realiza a adulteração, mas também quem conduz o veículo adulterado, responde criminalmente — ainda que não tenha participado diretamente da fraude. A pena prevista é de reclusão de três a seis anos, além de multa. A norma abrange qualquer tipo de adulteração em chassi, motor, placas, monobloco ou outros elementos de identificação do veículo.



Postagens mais visitadas deste blog

Nova lei garante dignidade aos consumidores de Timon: corte de água e energia só após possibilidade de pagamento imediato

Professor Eliésio Campelo Lima é o novo Gestor da URE de Timon

Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde