Aos 19 anos, estudante de Timon identifica asteroides em programa da Nasa
Uma maranhense, de 19 anos, estudante de Biologia, conseguiu identificar três asteroides por meio de um programa da Nasa. As descobertas são analisadas pelo laboratório de Harvard. A jovem Ivna Lohana Nascimento Silva, que mora em Timon, comemora o feito e demonstra uma vontade de ir bem mais longe com muito estudo e determinação.
"O momento da descoberta foi algo excepcional para mim, fiquei tão feliz e pude perceber que eu poderia fazer qualquer coisa que eu desejasse”, afirmou, nesta sexta-feira (30), a estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Timon. Ela poderá, em breve, batizar o corpo celeste como desejar. A timonense já tem ideia de qual nome colocar no primeiro asteroide identificado. "Ele está identificado como ILN0011, mas irei fazer a junção do nome de minha falecida avó Luiza Monteiro com o de minha avó Rosa Maria, "Luma", adiantou. Meses depois do primeiro, ela conseguiu identificar mais dois.
Ivna ingressou no grupo da Nasa, que realiza um monitoramento, em tempo real, conhecido como Caça-Asteroides. Ele é desenvolvido, desde o ano passado, por meio do International Astronomical Search Collaboration e, no Brasil, conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Campanhas mensais com a participação de equipes são realizadas tendo a busca de asteroides como foco principal da iniciativa.
A NASA lançou uma campanha, entre os meses de julho e agosto deste ano, e Ivna conquistou o seu espaço como líder da equipe Murphy (nome escolhido em homenagem à filha do personagem principal do filme “Interestelar” – ficção científica de 2014). A sua equipe é formada, ainda, por Ana Beatriz (SP), Marina Pasqualetti (SP), Alice Pasqualetti (SP), Aline Zardo (SC), Luís Fernando (MS), Júlia (SP), Juliana (PR), Vitória Erlym (Imperatriz/MA) e Matheus (SP).