Timon inaugura Estação de Tratamento de Esgoto e caminha para ser a cidade mais saneada do Maranhão
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Flores) é mais um progresso que beneficia moradores timonenses, como a dona de casa Rosilene Rodrigues. Hoje, ela comemora o fato dos filhos ficarem menos expostos a doenças por falta de um trabalho eficaz de saneamento básico.
“Eu tenho uma filhinha que é especial, e hoje na minha casa eu confio na água que está sendo tratada. Ter uma porta limpa é muito gratificante para que meus filhos possam estar brincando, e para mim isso não tem preço”, disse a moradora do Miguel Arraes em depoimento.
“É uma obra importante no momento em que o país vive um marco sobre o saneamento básico”, afirmou Dinair Veloso no evento de inauguração da ETE, na zona rural de Timon. O investimento vem para contemplar os timonenses com mais saúde, qualidade de vida, valorização imobiliária e sustentabilidade.
A Estação tem a capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo, e conta com uma moderna tecnologia e eficiência de tratamento de alta performance. A Águas de Timon, empresa de abastecimento de água e tratamento de esgoto, implantou 30 km de rede de esgoto e recuperou outros 40 km de rede, além de planejar a execução de 7.575 novas ligações, conectando os imóveis às redes disponíveis.
“Essa Estação tem um processo industrial que coleta o esgoto e devolve para o meio ambiente sem nenhum prejuízo. Então isso é um marco muito importante para a cidade com essa cobertura de esgoto que sai de 3% para 33%, e até 2026 vai trazer a universalização. É um benefício na saúde, na qualidade de vida, meio ambiente, turismo etc”, explica o diretor executivo da empresa Águas de Timon, Fernando Vieira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDR), o Povoado Piranhas é um ponto estratégico para a instalação da ETE Flores.
“Essa localização geográfica é de extrema importância devido a questão da altitude, onde ela [a Estação] vai receber toda a descarga da água afluente, exatamente por gravidade. Isso facilita todo o processo de rotatividade desse fluxo de água na nossa cidade”, esclarece o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto.
“A gente precisa pensar no desenvolvimento com sustentabilidade, então aqui é um ato de coragem, a Prefeitura não teria condições de fazer tantos investimentos na questão da universalização da água, e água é vida. Então com esse passo nós temos condições de avançar muito mais e ampliar esses serviços, não só na questão da água, mas também do saneamento básico, do esgotamento sanitário”, reforça a prefeita.
A ETE Flores é um projeto que durou anos, iniciado em 2015, concretizado e entregue nesta terça-feira, 5 de julho, de 2022. É um trabalho pronto para colher frutos imediatos e a longo prazo, visto que, até 2026 toda a zona urbana de Timon terá esgoto tratado. Bem antes do novo Marco Legal no país, que estabelece que até 2033 todas as cidades brasileiras tenham 90% de acesso à coleta e tratamento de esgoto.