Timon registra três dias sem óbitos por Covid-19 e queda na taxa de transmissibilidade
O R.O (taxa de transmissibilidade) na 16ª semana se apresentava em 0,97, na 17ª semana caiu para 0,93 e os dados atualizados nesta terça-feira (11) registram que a taxa caiu para 0,76 nesta 18ª semana. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1,0, espera-se queda progressiva no número de casos. O Ministério da Saúde recomenda que esse número seja igual ou menor que 1.
“Três importantes fatores se mantém de forma decrescente há algumas semanas. Todos os dados são avaliados de maneira conjunta: a queda nos atendimentos das síndromes gripais, no número de casos confirmados e no número de óbitos nos dá um direcionamento e otimismo para uma tendência à estabilidade e reflexo das decisões técnicas tomadas na reorganização e ampliação da Rede de Atendimento referenciada para atender casos da doença, além do avanço na vacinação contra Covid-19 e também da Gripe, que seguem paralelamente”, explica Marcus Vinícius Cabral, secretário municipal de saúde.
Marcus Vinícius Cabral ainda acrescenta que, mesmo com números positivos, ainda é essencial manter o cuidado e a permanência das medidas sanitárias que devem ser adotadas pela população como: uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações.
Timon, através dos decretos municipais, adotou durante toda a pandemia medidas restritivas. “Os novos indicadores epidemiológicos refletem as medidas que o município vem adotando e o apoio fundamental da população, que tem respeitado os protocolos sanitários. É preciso, no entanto, nos manter vigilantes para que continuemos a vencer esse vírus”, afirma Saney Sampaio, secretário municipal de Governo.