Juízes de Timon são orientados sobre proteção de dados e privacidade online
O diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargador Froz Sobrinho, abriu, nesta quinta-feira (3), mais uma turma do curso de extensão em Proteção de Dados e Privacidade Online. As aulas presenciais acontecem no Fórum de Timon – Leste do Estado.
A abertura aconteceu simultaneamente à solenidade de implantação da Secretaria Judicial Única Digital do Polo de Timon (SEJUD), unidade em que todos os atos processuais serão exclusivamente praticados por meio eletrônico e remoto, em ambiente virtual, por meio da internet. Estavam presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten Pereira. o diretor de Segurança Institucional, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes; além de juízes que integram as comarcas da região.
“Esse curso é uma iniciativa que vai ao encontro do que estabelece o ato normativo do CNJ sobre a adequação dos órgãos do Poder Judiciário à Lei n. 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados. Outras ações formativas nesse sentido serão promovidas pela ESMAM, a fim de apoiar a implementação dos procedimentos a serem adotados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão”, disse o magistrado.
PROTEÇÃO E PRIVACIDADE ONLINE
O minicurso é promovido com o apoio da Diretoria de Segurança Institucional do TJMA e da Divisão de Extensão e Desenvolvimento Institucional da ESMAM. Durante as aulas, com duração de 10 horas, os participantes têm acesso a orientações técnicas sobre como garantir a segurança no uso de recursos tecnológicos, proteger contas e prevenir-se contra eventuais riscos de vazamento de conteúdo online.
Também são avaliadas, de forma prática, eventuais situações de vulnerabilidade na proteção de dados e de privacidade, além de problemas relacionados à clonagem de aplicativos, SIMCARD virtualizado, criação e disseminação de perfis e notícias falsos (fakes) em redes sociais e serviços de mensagem, dicas gerais de proteção: senhas, rede, dispositivos informáticos, navegadores, e-mails e mídias sociais.
O FORMADOR
Participa como formador, o professor Alesandro Gonçalves Barreto, diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da SSP-PI, servidor da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, instrutor de Inteligência Cibernética pela SENASP e SEOPI e Academia de Polícia Civil, docente convidado da Universidade Autônoma Latino Americana de Medellín – Colômbia, e das Escolas de Magistratura do Mato Grosso, Paraíba e Bahia.