Câmara de Timon aprova requerimento para disciplinar retorno gradual do comércio em Timon


Câmara também votou para que número de pacientes recuperados sejam incluídos no boletim, por bairro, que a prefeitura informe o quadro de distribuição de testes rápidos e ainda pelo asfaltamento de ruas 

Os parlamentares da Câmara Municipal de Timon usaram a sessão desta quarta-feira, 17, para a aprovação de requerimentos e indicações ao Poder Executivo Municipal que solicitam ações e informações em relação à tomada de medidas relativas à pandemia do novo coronavírus. O vereador Henrique Júnior apresentou requerimento em que solicita à secretaria municipal de Saúde que inclua, no boletim diário sobre o coronavírus, o número de casos de pacientes recuperados em cada bairro.  

“Acredito que a esperança também ajuda no tratamento, as pessoas precisam se sentir mais esperançosas e esses dados sendo incluídos no boletim do coronavírus trará um pouco mais de esperança para as pessoas. Já estamos vendo outras cidades detalhando esses dados dessa forma, como Caxias, Matões e Parnarama, o que dá alento para a nossa população, para ver que há muita gente sendo curada”, defendeu o parlamentar.

Já o vereador Ramon Júnior apresentou requerimento em que solicita ao poder executivo municipal “a reabertura do comércio local, respeitando a determinação do ministério da saúde e demais autoridades sanitárias, de forma ajustada e controlada bem como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, limitação do número de pessoas, sinalização com fitas e distanciamento”. 

O parlamentar explicou que esta é uma solicitação ao poder executivo para que seja realizado um planejamento de retomada dos setores econômicos do município. “Claro que a decisão vai partir da prefeitura, vai partir do prefeito Luciano Leitoa, mas essa indicação que eu faço nesse momento é para que ele faça esse plano de reabertura do comércio. É justamente em relação à forma que estão sendo tratados os comerciantes em meio à pandemia. É claro que o isolamento social, que já estamos a quase 100 dias, vem trazendo problemas econômicos ao nosso município, tanto para os pequenos empresários, quanto para os grandes empresários. E economia também é salvar vidas. Porque é de onde se tira o sustento das famílias”, ressaltou.

A vereadora professora Socorro Waquim solicitou ao vereador Ramon Júnior que aceitasse emenda sua, pois há na Casa um requerimento seu de conteúdo semelhante, o que foi aceito pelo parlamentar. “Propomos que esse plano de abertura gradual seja construído a quatro mãos pela secretaria da Saúde e pela secretaria de Planejamento. Somos a favor da vida, mas também a favor da economia, por isso é necessário ter um regramento, ter esse plano da prefeitura, com determinadas recomendações para cada setor”, pontuou a vereadora.

Socorro Waquim apresentou ainda um requerimento para que a prefeitura municipal, por meio da secretaria de Saúde, encaminhada à Câmara Municipal de Timon, com urgência, o quadro de distribuição de testes rápidos para as unidade de saúde que atendem pacientes do Covid-19 e hospitais, além de esclarecimentos sobre a previsão de aquisição de testes rápidos para a detecção do Covid-19.

“Esse requerimento tem realmente a necessidade de dar transparência. Estamos hoje a sessão inteira discutindo uma problemática grave, onde se acentua a necessidade,  a obrigatoriedade e o direito de se fazer reteste, ora a necessidade, obrigatoriedade do município garantir o teste, seja dos profissionais que estão na frente da Covid-19, seja da população que procura as unidades. E já foram comprados 10 mil testes e hoje estamos pedindo, por efeito de transparência, para onde foram esses testes, quantos já foram usados, quantos retestes já foram realizados, aonde estão sendo realizados os retestes? A gente precisa saber para d…

Postagens mais visitadas deste blog

Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde

Secretário denuncia falta de informações na transição e escolas em situação precária de Timon

Professor Eliésio Campelo Lima é o novo Gestor da URE de Timon