IEMA de Timon realiza primeiro ciclo de colação de grau
“O IEMA foi fundamental na minha trajetória. Saio do Instituto com outra mentalidade e pronta para o mercado de trabalho. Só tenho que agradecer a todos que fazem essa instituição. Estou levando uma bagagem enorme, vivenciei a robótica e já estou saindo da unidade para ministrar aulas de robótica educacional em duas escolas. Estou muito feliz e realizada com tudo que vem acontecendo em minha vida por conta do IEMA”, contou a estudante Safira Sena, formada do curso técnico em equipamentos biomédicos durante a cerimônia de colação de grau da unidade plena de Timon do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na noite da última quarta-feira (22).
Este é o segundo grupo de alunos a se formar no Instituto, criado em 2015 pelo Governo Flávio Dino. Os estudantes iniciaram o ensino médio e técnico em fevereiro de 2017 e concluíram em dezembro de 2019. Na unidade plena de Timon é a primeiro ciclo de formandos. A UP é a quarta unidade a realizar a cerimônia de formatura este ano. No total, são sessenta e oito formandos. Eles concluíram o ensino médio e técnico nos cursos de serviços jurídicos, equipamentos biomédicos e informática biomédica. Sendo 27 de serviços jurídicos, 22 de equipamentos biomédicos e 19 de informática biomédica.
Segundo o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, as formaturas representam a segunda entrega do Iema para a sociedade. “Com o novo ciclo de formaturas o Instituto está formando uma nova geração de pessoas e profissionais. Estamos formando 805 técnicos em diferentes cursos, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão. Oferecendo pessoal qualificado que possa atuar no mundo trabalho, e possa de fato, empreender ou continuar seus estudos na universidade se assim preferir”, destacou.
Para a estudante Ana Victória Pereira, oradora da escola, a oportunidade de proferir um discurso por toda a unidade foi única. “Foi um momento muito especial, fiquei um pouco nervosa, mas os três anos que vivi no IEMA foram essenciais para o meu crescimento. Me sinto muito realizada e agradecida ao Instituto por tudo o que representa na minha história. O IEMA transformou minha vida”, disse.
O professor de língua inglesa Lucas Viana ressaltou a importância de celebrar a conquista dos alunos. “Sou muito feliz em colher o fruto do trabalho que tivemos com eles em três anos. Tenho a certeza que formamos estudantes com alta competência e profissionais preparados para o mercado de trabalho. É um momento muito feliz para todos”, ressaltou.
Hayssa Duarte, irmã de Thómas Vinicius, que colou grau como técnico em informática biomédica, pontuou que o irmão orgulha toda a família. “Durante o ensino médio no IEMA percebi que meu irmão amadureceu muito como pessoa e criou mais foco na vida. Começou a se dedicar mais e buscar seus objetivos. Hoje meu irmão é um jovem totalmente diferente do que ele entrou, mais maduro, consciente e protagonista de fato”, pontuou.