Sem salário, Coleta de lixo é precária e expõe garis a risco de acidentes em Timon



Mais uma vez, os garis que prestam serviços à Prefeitura de Timon , através da empresa terceirizada Mega -on, denunciam que estão com os salários atrasados.

“A gente está com o salário atrasado e ninguém na empresa fala nada. Isso não é justo. Estamos sem dinheiro e sem previsão de receber. A empresa não diz nada para justificar este atraso. Agora pergunto: será que a prefeitura está atrasada com a empresa?”, questionou um funcionário da Mega-On, pedindo para não ser identificado.

Os Garis da limpeza de Timon estão trabalhando sem condições que visem evitar ou coibir o acidente de trabalho. A afirmação pode ser feita ao analisar que quase todos os funcionários deste setor não possuem equipamentos suficientes e de qualidade para a segurança do trabalho. Os responsá­veis por fazerem a limpeza das ruas da cidade não possuem Equipamen­tos de Proteção Individual (EPI) o que gera um desconforto e um des­gaste dos funcionários. Os EPIs são materiais que tem por finalidade diminuir ou evitar acidentes duran­te a jornada de trabalho e no caso dos funcionários de limpeza urbana a maioria não possuem vestimentas adequadas, luvas, bonés ou até mes­mo sapato.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê que as empresas são obrigadas a forne­cer gratuitamente os equipamentos de proteção individual, e no caso de danificação substituir o mesmo, algo que não é comum, como afirma a funcionária E. (que pediu para não ser identificada). Faz três anos que ela trabalha nesta função e diz que recebeu um uniforme assim que foi contratada e nunca mais houve tro­ca. Ela diz que já solicitou um novo uniforme, mas a resposta é sempre a mesma: “sempre está sendo pro­videnciado, mas nunca chegou até mim”, afirma. A mesma situação vive sua colega C. que nem uniforme recebeu. “Hoje trabalho com o uniforme que foi de uma colega”, completa.

Postagens mais visitadas deste blog

Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde

Professor Eliésio Campelo Lima é o novo Gestor da URE de Timon

Secretário denuncia falta de informações na transição e escolas em situação precária de Timon