Cinema é usado como aliado da educação no IFMA Campus Timon


Pensando em uma nova forma de abordar temas pertinentes ao desenvolvimento do adolescente em seus diversos aspectos e dimensões, de maneira dinâmica e interativa, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Timon iniciou o Projeto “Cinema tem tudo a ver com Educação”. A primeira sessão foi realizada no dia 29 de março, com a exibição do primeiro episódio da série “Sex Education”, do serviço de streaming Netflix.
O projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis do campus, sob coordenação da enfermeira Layanne Monte e da psicóloga Leidimar Lustosa. De acordo com elas, o cinema tem uma abordagem diferenciada para envolver os jovens nas discussões e se aproximarem da realidade vivida pelos alunos.


Segundo o estudante Luan Dantas, do curso de Eletroeletrônica, a proposta é interessante, pois “facilita nosso contato com determinados assuntos que, por vergonha ou falta de abertura em casa, não conversamos com nossos pais ou responsáveis”.
A série exibida na primeira sessão trabalha tópicos como características da adolescência, o processo de construção da identidade, relacionamentos afetivos e sociais, convívio familiar e suas interfaces. Outras obras cinematográficas darão continuidade às discussões, com temáticas relevantes para a construção do sujeito consciente e responsável que o IFMA objetiva formar.
As exibições acontecem às sextas-feiras, às 13:00, seguidas de debates mediados por profissionais do campus e convidados externos.

Postagens mais visitadas deste blog

Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde

Professor Eliésio Campelo Lima é o novo Gestor da URE de Timon

Secretário denuncia falta de informações na transição e escolas em situação precária de Timon