Inscrições para a Pré-conferência de Saúde de Timon permanecem abertas até 28 de março
Estão abertas, até o dia 28 de março, as inscrições para a Pré-conferência que compõe a 13ª Conferência Municipal de Saúde. Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Saúde – situada à Rua Eulálio da Costa Sousa, Nº 560, Parque Piauí – das 8h às 17h. A inscrição é fundamental para legitimar a participação das entidades e instituições nas pré-conferências, uma vez que garante, por exemplo, o poder de voto e outras formas de representatividade.
A pré-conferência acontecerá na manhã do dia 29 de março, a partir das 8h, no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. O chamamento para inscrição é direcionado a todos os segmentos, desde trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços e a usuários. O intuito é formular as propostas que serão apresentadas para discussão na 13ª Conferência, a fim de atender as demandas da população e de fortalecer o processo de controle social no SUS.
No ato da inscrição, os representantes da sociedade civil organizada deverão apresentar cópias (atualizadas) e originais (livro de Ata) dos documentos a seguir: CNPJ da entidade, ata da fundação/criação da entidade, ata de eleição e posse da atual diretoria, além do ofício indicando o nome do representante da entidade que participará da 13ª Conferência. Já os representantes dos trabalhadores sindicalizados da saúde deverão apresentar cópias do CNPJ, ata da última eleição e ofício da indicação pela entidade. Os demais trabalhadores da saúde deverão apresentar declaração da unidade de saúde onde trabalham, assinada pelo responsável, contendo nome completo, número de matrícula e cargo do trabalhador. Os representantes dos prestadores de serviços de saúde deverão apresentar cópia do último contrato autenticado.
13ª Conferência Municipal de Saúde
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e do Conselho Municipal de Saúde, esta edição da conferência traz como tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, em conformidade com a etapa nacional. Serão reunidos representantes de vários segmentos sociais, com a proposta de abrir espaço para ampla participação e representação da sociedade, consolidando a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.
A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão o município de Timon.