O timonense Maurício Alves assume Secretária-geral da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB/PI


O Advogado Maurício Alves assumiu na manhã desta terça-feira, dia 16/09, o cargo de Secretário-geral da recém criada Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí. O evento, que foi restrito e cumpriu todos os requisitos de segurança sanitária em função da pandemia da COVID-19, aconteceu na sede da Seccional, em Teresina.

Criada na atual gestão, a Comissão atende à necessidade de ampliar as discussões sobre o papel da imprensa e sua função social de informar a população. Além disso, a iniciativa veio para defender os ideais de Liberdade de Imprensa e Expressão no Brasil, prevista nos incisos IV e IX do artigo 5º, art. 220 da CF/88, e no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e na legislação extravagante pertinente ao tema, bem como no âmbito da Seccional Piauí.


Na ocasião, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou a importância do papel da imprensa na sociedade. “A imprensa, como muitos dizem, é o quarto poder e deve ser preservada, protegida. É direito do cidadão ser bem informado. Por isso, devemos enaltecer o papel do jornalismo. Confiamos no trabalho inovador e pioneiro da Comissão para garantir a liberdade de imprensa e expressão e fazer com que o jornalismo tenha na OAB Piauí uma forte aliada”, declarou.

O Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, também ressaltou a importância da defesa da liberdade de imprensa e de expressão. “Desta forma, todos poderemos contribuir para a consolidação da construção de uma sociedade verdadeiramente republicana, na qual a verdade é a tônica, promovendo a boa informação e combatendo as fake news. Somente assim, nós poderemos atravessar esse momento difícil com a consciência da verdade”, frisa.
Wilson Gondim, que tomou posse da Presidência da Comissão, também enfatizou a relevância social do trabalho a ser realizado pela Comissão. “É um sonho que a OAB Piauí está me permitindo compartilhar. A liberdade de imprensa é um bem maior, que ultrapassa a figura do jornalista e atinge toda a sociedade, sendo fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que a população é a destinatária final das informações. Desta maneira, estamos defendendo a todos”, ele ressaltou.

Doutor Maurício falou ao nosso portal, destacando que, “nossa comissão tem um papel extremamente importante não apenas para a nossa Ordem, mas também para toda a sociedade piauiense e, porque não dizer, de Timon, visto que por intermédio dela nós poderemos debater aqui na nossa casa os mais diversos assuntos relacionados a liberdade de imprensa e expressão, direitos fundamentais garantidos em nossa Constituição Federal de 1988, buscando contribuir com as autoridades do Judiciário, do Ministério Público, das Forças de Segurança Pública, com a comunidade acadêmica e, claro, com aqueles que atuam nas mais diversas atividades da comunicação social, focados no melhor para o exercício desses direitos”.  Como diz as escrituras sagradas: E conhecereis a verdade e verdade vos libertará!

Postagens mais visitadas deste blog

Médico alerta sobre surto de COVID em Teresina e critica gestão da saúde

Professor Eliésio Campelo Lima é o novo Gestor da URE de Timon

Secretário denuncia falta de informações na transição e escolas em situação precária de Timon