Comissão de Saúde ouve técnicos sobre regionalização da Rede Estadual de Saúde


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ouviu, na reunião desta quarta-feira (5), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde sobre a revisão da regionalização da Rede Estadual de Saúde em fase de debate com os municípios.

Autor do pedido para que os técnicos falassem sobre o assunto, o deputado Antônio Pereira (DEM) fez uma avaliação positiva sobre o encontro e disse que serviu para que os parlamentares tomassem conhecimento de como anda o processo de atualização do sistema de atendimento na redes de saúde do Estado,  processo que interessa toda população. 

Participaram também da reunião os deputados Dr. Yglésio (PDT), vice-presidente da Comissão; Rafael Leitoa (PDT), Helena Duailibe (SD), Wellington do Curso (PSDB), Leonardo Sá (PL) e Rildo Amaral (SD).  

De acordo com Antônio Pereira, a Programação Pactuada e Integrada (PPI) é antiga. Ele elogiou a decisão do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, por estar atualizando a distribuição das ações pelas três macrorreionais (São Luís, Caxias e Imperatriz) e pelas 19 regionais, para ser encaminhado ao  Ministério de Saúde, visando a melhores ações nos municípios.

Os integrantes da Comissão de Saúde debateram demoradamente com os técnicos Alan Patrício e Hesaú Rômulo sobre o debate em torno da implantação da nova sistemática, com a décima quinta reunião, em Rosário, com a participação de todos os secretários municipais e prefeitos. Falta ainda em Codó, São Luís e Balsas. Eles disseram que cada regional aponta suas necessidades de acordo com as carências medicinais.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova lei garante dignidade aos consumidores de Timon: corte de água e energia só após possibilidade de pagamento imediato

Prefeito Rafael Brito nomeia Eliésio Campelo como novo secretário de Meio Ambiente de Timon

Disputa por autoria de pavimentação gera debate entre vereadores no Parque Alvorada, em Timon